segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE REDES - NAGIOS


       HISTÓRIA

 O desenvolver do Nagios Ethan Galstad foi um estudante de Ciência da Computação na Universidade de Minnesota e combinou o que mais gostava: sistema, redes e desenvolvimento. A idéia surgiu pela primeira vez em 1996, no seu primeiro emprego como administrador de redes. Nesse local de trabalho, os encontros do pessoal de TI eram feitos em um bar próximo. Em uma dessas reuniões um servidor parou de funcionar e ninguém foi localizado, o que causou problemas para todos. Diante disso, Ethan sentiu a necessidade de monitorar o sistema e que fosse avisado se ele está funcionando ou não. Assim, ele escreveu um programa básico, mas só em 1999 ofereceu serviços de monitoramento, quando pensou em abrir uma empresa. A primeira versão surgiu ao se deparar com softwares muito caros ou que não atendiam as necessidades da época.
Para que o Nagios ficasse mais simples de usar e melhor, Ethan abriu o código-fonte. Ele pensou, também, em contribuir para o mundo do software livre já que usava programas abertos como o Linux e o Apache.


 SOBRE O NAGIOS

     Desenvolvido por Ethan Galstad, o Nágios está a cada dia ganhando mais espaço entre os profissionais da tecnologia da informação.
    O Nagios tem como principal função o monitoramento de ativos da rede, é possível monitorar impressoras, microcomputadores, switches entre outros equipamentos que estiverem ligados a rede. Para que o Nagios possa realizar o monitoramento, é necessária a instalação de mecanismos externos (chamados plugin-ins) para fazer esse trabalho.
      Caso ocorra algum problema o sistema envia notificações para o administrador através de emails, avisos sonoros, pager ou até mesmo mensagens de celular.



      FUNCIONAMENTO

       Nagios funciona a partir de um grupo de componentes individuais que em conjunto são capazes de coletar informações, armazená-las, exibi-las, enviar notificações, gerar relatórios e tomar ações. Caso haja algo de errado o sistema notifica os administradores através de e-mail, aviso sonoro, Pager ou ate mesmo por mensagens de celular.
     Nagios é o principal componente, ele gerencia as demais partes. As atividades principais são disparar plug-ins, realizar análise de status de serviço, envio de notificações, armazenamento de informações e geração de relatórios.
O plug-in realiza a sua aplicação de acordo com a necessidade e apenas retorna ao Nagios o resultado.

       Segundo a Nagios Enterprises, há cerca de 2.000 plug-ins adicionais para o Nagios que permitem monitorar diversas situações encontradas em uma determinada infra-estrutura de TI, com funções em especial de monitorar e enviar notificações. 



NAGIOS NO MUNDO

Segundo Dario Bestetti, em seu artigo publicado no site BRSA, existem hoje mais de 400.000 instalações do Nagios no mundo, e em Abril de 2011, foram feitos mais de 56.000 downloads. O Nagios é utilizado pelos mais diversos tamanhos de organizações, desde indivíduos que desejam monitorar suas redes domésticas até grandes corporações como Amazon, Google e até mesmo empresas que possuem soluções de software comerciais "concorrentes" como as gigantes HP e IBM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário